Em meio a correria da construção e a ansiedade em ver sua sonhada casa finalizada, é comum durante uma reforma, alguns detalhes passarem despercebidos e não receberem a devida atenção, o que resulta em problemas que poderiam ser resolvidos facilmente. Um exemplo disso é a janela do banheiro/lavabo que geralmente não é lembrada e que pode gerar problemas na hora de definir o acabamento e a decoração.

A localização da janela no layout do banheiro deve ser prevista pensando em vários fatores, como: ventilação, onde a área da mesma deve ser de no mínimo 5% da área do ambiente. Sendo assim, por exemplo, um banheiro com 3m² deve ter uma janela com abertura de, no mínimo, 0,15m². Isso faz com que a ventilação fique mais eficiente evitando contenção de umidade além de aproveitar a iluminação natural; privacidade, a altura e a posição da janela devem ser pensadas de forma a preservar o usuário, mantendo um padrão com as aberturas do restante casa.

Para seguir todas as orientações necessárias, nem sempre é possível escolher o local da instalação da janela e por isso acaba sendo colocada na parede em que atende todas as recomendações. Aqui na Sala de Projetos, é muito comum atender clientes com problemas desta natureza, é recorrente a janela ser instalada na parede principal, aquela que possui mais espaço ou onde será instalado o espelho do lavatório, como no caso abaixo.

 

Neste caso, a solução foi criar um sensação de divisão como se tivéssemos duas paredes distintas, uma vez que a aplicação de um único revestimento em toda a parede daria a sensação de quebra de continuidade, já que a janela está localizada no canto da parede principal. Desta forma, limitamos a parte onde acomodaria a cuba colocando um espelho redondo sobre um revestimento de maior destaque, contrastando com um revestimento lateral mais discreto, o que trouxe mais harmonia e equilibrou o ambiente.

O resultado foi um lavabo elegante, discreto e cheio de personalidade.

Aqui você conta com a ajuda dos nossos designers de interiores para escolher e recriar sua casa. Visite-nos!

 

Produtos utilizados neste projeto:

Detalhe: Piemont Romble 30×90,2 cm (Roca)

Piso e parede: Ramble Ac. 63x108cm (Villagres)

Cuba esculpida no porcelanato: Ramble Ac. 63x108cm (Villagres)

Torneira: Misturador de Mesa para Lavatório Polo Bica Alta Black Noir (Deca)

 

*Texto e projetos elaborados pelas Designers de Interiores Evanielle e Alice.