A palavra Design pode ser “traduzida” como a junção da estética + funcionalidade. Mas você sabia que por trás de todo produto existe um contexto? Por exemplo, em meados do século V, pequenos pedaços de pedras coloridas eram dispostos nas paredes formando imagens. Isso te lembra de algo? Já na antiguidade sentiam a necessidade de expressar sentimento e emoção nos ambientes.

Originalmente produzido de forma artesanal, o Ladrilho teve seu ápice no Brasil nos séculos XIX e XX. Hoje contaremos o que aconteceu antes de vermos essas preciosidades expostas em nossas gôndolas. Acreditem: para chegar ao resultado final, precisamos entender a HISTÓRIA por trás.

A prática de revestir paredes e pisos com efeito decorativo é muito antiga, foi democratizada na Europa e inspirados pelos mosaicos das manifestações artísticas do Império Bizantino (nos séculos X a XV).

Devido à colonização mais tardia no Brasil, essa tendência foi afetada, então os Ladrilhos eram importados de Portugal. Foi através do nascimento de pequenas fábricas em meados do século XIX, que o uso de Ladrilhos se popularizou, mas o processo ainda era exclusivamente manufatureiro.

No início do século XX, com o estouro da Revolução Industrial no Brasil, as fábricas tomaram proporções grandiosas. Pontos positivos e negativos foram evidenciados através dessas transformações. O sistema artesanal foi praticamente todo substituído pelo sistema fabril (industrializado). Dessa forma, o ladrilho artesanal foi deixado de lado, pois as fábricas produziam mercadorias mais rentáveis e menos rebuscadas. Passado a instabilidade e com as novas tecnologias, o ladrilho foi reinventado.

Grandes fábricas previram o potencial deste material e juntaram o estilo dos ladrilhos com a capacidade de produção em larga escala. Com essa prática,  reproduziram o conceito antigo, clássico e artesanal em uma cerâmica (e anos mais tarde, em um porcelanato, por exemplo). Pode-se dizer que praticamente todas as indústrias aderiram a essa representação.

As qualidades decorativas e estéticas dos ladrilhos foram mantidas, mas hoje em dia são produzidos de outras formas, e não somente de forma artesanal. São amplamente utilizados em ambientes internos e externos, pisos e paredes. Ou seja, você pode desfrutar de todas as opções que o mercado oferece: beleza, resistência, cores diversas e texturas são apenas algumas das opções.

Projeto produzido pela nossa Designer de Interiores Laise.

Aqui no Campeão da Construção contamos com um enorme mix de produtos. Temos certeza de que você vai se apaixonar! E você? Qual a sua HISTÓRIA? O que deseja representar na sua casa? Podemos te ajudar na construção desse sonho.