Blog

Como escolher o modelo de broca correto para cada superfície?

Na hora de iniciar pequenas reformas ou ajustes na sua casa, você costuma perfurar materiais sem nenhum conhecimento prévio? 

 

Utilizar uma furadeira parece algo simples e prático, porém é importante destacar que a grande variedade de brocas existentes pode confundi-lo na hora de colocar a mão na massa.

 

Lembre-se! Cada modelo de broca é desenvolvido para superfícies específicas. 

 

Quer descobrir a funcionalidade de cada uma delas e como alcançar um excelente acabamento? Confira a seguir:

 

Broca serpentina

 

Este modelo é indicado para perfurar todos os tipos de madeira, inclusive a úmida. Ele possui um formato de espiral e tende a ser mais ágil, além disso proporciona um perfeito acabamento. 

Broca de três pontas 

 

Desenvolvida em aço carbono, esta broca é perfeita para furar qualquer tipo de madeira: grossa, com fibra, fina ou rígida. Surpreendentemente, ela é resistente até mesmo em contato com elevadas temperaturas.

 

 

Broca chata 

 

Com um formato mais achatado, ela possui uma capacidade de perfurar mais de 20 cm, sendo indicada principalmente para materiais mais grossos e com fibras. Sua rosca evita que a broca fique deslizando.

 

 

Broca aço rápido

 

Ela se destaca por sua versatilidade diante de materiais feitos de metal. Normalmente a broca de aço rápido possui uma camada de titânio, fazendo com que ela seja ainda mais resistente.

 

 

Broca de Widea 

 

Ela também possui uma função de martelete e é recomendada principalmente para concreto, mármore e alvenaria. Existem modelos variados com essa finalidade. Há inclusive um tipo exclusivo para fechaduras e dobradiças. 

 

 

Broca para concreto SDS

 

Ela é ainda mais resistente que a Widea e é utilizada principalmente por profissionais. Seu principal diferencial é sua estabilidade, ou seja, há menos deslizes durante a perfuração. 

 

 

Broca para vidro

 

Este modelo realiza o procedimento com segurança e agilidade. Existe a broca diamantada, indicada para vidro extremamente sólido, e a de carboneto, que frequentemente é utilizada para vidro não temperado, azulejo ou porcelana. 

 

 

O seu pai é daqueles que está sempre fazendo consertos ou reformas? Presenteá-lo com uma furadeira pode ser uma opção e tanto. Visite a Campeão da Construção e confira os modelos disponíveis!

Leias Mais

Tendências de reformas em 2022

Um dos efeitos que viver em tempos de pandemia nos trouxe foi a forma como passamos a observar e usar nossas casas. Nos trouxe uma perspectiva e, consequentemente, novos usos foram atribuídos visando a funcionalidade.

Com isso, algumas tendências acabaram aparecendo no filtro de pesquisas on-line e na demanda com os arquitetos. Confira duas tendências que cresceram e podem ser utilizadas em 2022:

1 – Ambientes integrados

Devido aos protocolos de segurança o tempo de permanência em casa aumentou e as pessoas passaram a usar mais suas áreas sociais, com isso viram na integração de ambientes uma forma de valorizar esses espaços e criar ambientes mais confortáveis para o convívio.

Imagens meramente ilustrativas

 

2 – Home Offices multifuncionais

A pandemia, de fato, mudou muitos dos nossos hábitos e a forma de trabalhar foi um destes. Por conta do cenário pandêmico, a maioria das pessoas começaram a trabalhar em casa. Mesmo com a volta do expediente presencial, muitas empresas optaram por seguir o modelo home office e isso fez com que as pessoas transformassem algum ambiente ou cantinho da casa para se adaptar a este novo uso.

Imagens meramente ilustrativas

Leias Mais

3 dicas que podem acelerar a sua obra

Sabemos o tanto que as reformas são excelentes para dar uma nova cara ou trazer mais funcionalidade em um ambiente da sua casa. Melhor ainda é quando tudo isso sai sem imprevistos e sem estresse, né?

Listamos abaixo 3 dicas para que qualquer obra na sua casa seja flores e não uma pedra no caminho. Confira:

1 – Contrate um profissional especializado

A presença de um arquiteto/designer ou engenheiro pode ser o diferencial entre um projeto bem-sucedido e uma obra que não atingiu as expectativas do cliente. É um investimento que garante resultados melhores e dentro de um prazo adequado para as suas necessidades. Um projeto bem-elaborado aproveita melhor os espaços, aumenta a funcionalidade, traz personalidade aos ambientes e evita gastos desnecessários;

Imagens meramente ilustrativas

2 – Clareza
Seja didático, prático e claro com o seu profissional. Ele será o responsável por fazer suas ideias e sonhos se materializarem. Por isso, tenha clareza do que realmente quer do início ao fim de um projeto. Isso vai ajudá-lo a desenvolver as ideias sem atrasos.

Imagens meramente ilustrativas

3 – Planejamento
Uma obra sem atrasos é aquela em que tudo sai como planejado. Esteja por dentro do planejamento que seu profissional desenvolveu e sigo a risca as orientações propostas.

Imagens meramente ilustrativas

 

 

Quer mais dicas sobre obras? Fique por dentro de nossas redes sociais e acompanhe nossas postagens.

Leias Mais

Arquitetura sustentável: o caminho para o futuro. Você conhece?

Nos últimos anos o termo sustentabilidade ganhou força no meio da construção civil e vem se tornando cada vez mais obrigatório e essencial. Por este motivo existem estudos especializados em planejamentos arquitetônicos sustentáveis. 

Imagens meramente ilustrativas

A chamada Arquitetura Sustentável é uma vertente que pensa em projetos que priorizam o meio ambiente juntamente com a preocupação econômica e social. É uma conciliação da estética e funcionalidade da arquitetura com a sustentabilidade. Imagine um projeto sustentável que, além de respeitar e preservar o meio ambiente, seja inspirador para as próximas gerações?

Imagens meramente ilustrativas

Confira 3 vantagens sobre a Arquitetura Sustentável:

1- Preservação do Meio Ambiente

Esse é um dos objetivos mais importantes e mais vantajosos desta prática. É poder viver em um lar confortável e consciente, onde todos os recursos naturais são reaproveitados sem causar danos ao meio ambiente;

2- Grande investimento

Segundo dados imobiliários, residências sustentáveis têm apresentado maior valorização no mercado devido a redução nos custos operacionais;

3- Eficácia

Da etapa de construção até a rotina do dia-a-dia em uma residência sustentável a prática tem sido uma das mais eficazes e eficientes do mercado imobiliário, isso porque prioriza-se o consumo consciente através da busca pela eficiência energética e hídrica e na diminuição do desperdício de materiais.

 

Leias Mais

Porcelanatos que imitam outras texturas: descubra essa nova tendência

Não faz muito tempo que o porcelanato ganhou preferência em reformas. Não é por menos. É muito bonito, fácil de limpar e é extremamente duradouro. 

Agora, uma nova tendência atinge esse revestimento tão querido: outras texturas que são simuladas em porcelanato. Uma nova trend de reformas e construções que fazem toda a diferença em um ambiente, podendo trazer um ar de modernidade e rústico (tudo isso vai depender de qual pedra o porcelanato vai simular). 

Confira algumas texturas que o porcelanato consegue imitar e deixar seu projeto ainda mais bonito:

Mármore* 

Esta pedra é conhecida por ser uma das mais requintadas e apresentar uma “pintura na natureza” em sua composição. Porcelanatos que imitam essa pedra trazem outro ar de sofisticação para a sua reforma ou construção. 

Imagem meramente ilustrativa

Ardósia*

A ardósia é utilizada para dar um tom mais escuro e funciona para ambientes abertos. O porcelanato consegue simular muito bem esta pedra também, dando mais sofisticação à aquela varanda ou jardim que você está planejando. 

Imagem meramente ilustrativa

 

Madeira*

Outra textura que o porcelanato imita (e com primor) é a madeira. Feito em formato de madeira e com um design retificado, você vai encontrar ele parecendo réguas de madeira. Essa imitação traz maior sensação de continuidade, graças ao uso da simulação deste porcelanato. 

Imagem meramente ilustrativa

 

Quer mais sofisticação nas suas reformas? Consulte a Campeão da Construção e descubra mais opções de porcelanato. 

Imagens meramente ilustrativas*

Leias Mais

Revestimentos que estão fazendo sucesso em 2022

Sabia que os revestimentos são os produtos mais procurados pelos consumidores quando se trata de reformas? Isso mesmo. Revestimento dá outra atmosfera para aquele ambiente, seja ele um homeoffice, uma sala ou uma cozinha. 

Se você está em momento de reforma ou construção, que tal conferir as tendências do ano de 2022 para os revestimentos?

Pisos Vinílicos*

Esse tipo de revestimento tem crescido aos poucos, mas já é um dos mais procurados, ainda mais para quem está construindo uma casa do zero. 

Imagem meramente ilustrativa*

Além da praticidade da aplicação, sua manutenção possui um ótimo custo/benefício.  Outro motivo que o faz tão procurado é a variedade de cores e texturas. Apesar do material lembrar madeira, ele é encontrado em vários formatos e cores. 

Porcelanatos que imitam mármore*

Para quem busca inovação na reforma, um revestimento que tem sido muito procurado é o porcelanato que imita mármore. Uma das maiores vantagens deste revestimento é conseguir reunir toda a beleza das clássicas pedras de mármore com a qualidade e resistência do porcelanato. Em alguns casos, esse revestimento é tão bem elaborado, que muitas pessoas não conseguem distinguir um material do outro. Outra grande vantagem é o preço ser mais baixo que das pedras naturais.

 

Imagem meramente ilustrativa*

 

Mix & Match*

Ou um simples sinônimo para ousadia. Mix & Match, em sua tradução literal, significa “misturar para combinar”. Tem feito muito sucesso entre os arquitetos e tem ganhado cada vez mais espaço na hora de decorar. 

Para aplicar esse revestimento, a regra é clara: pisos e paredes não precisam ser iguais. Combine diferentes texturas, cores e formatos e você terá esse novo método trendy: o mix & match. 

Imagem meramente ilustrativa*

 

Gostou dos revestimentos? Ou prefere procurar por mais opções? Visite a Campeão da Construção e descubra mais uma infinidade de revestimentos. 

 

*Imagens meramente ilustrativas

Leias Mais

Design Lighting: um novo método que você precisa na sua reforma

Sabe quando você entra em um ambiente agradavelmente iluminado? Ou que as luzes do mesmo facilitam a leitura, a locomoção e o seu conforto no cômodo?

Isso acontece porque aquele espaço foi pensado por um designer lightning. Mas antes de entendermos o que esse profissional faz, vamos compreender o conceito de design lightning. 

 

O que é Design Lightning?

Essa vertente do design tem a responsabilidade criativa de que a luz seja aplicada da melhor maneira possível dentro de um projeto. Se traduzirmos literalmente, o termo significa desenho de iluminação. O desafio desse método é fazer com que a luz penetre o ambiente com primor, conforto e sentido visual. 

Quem vai pensar nisso tudo é o designer lightning, que falamos acima. Mesmo que seja uma novidade para o público, esse método está com uma demanda altíssima e pensando nisso, a Campeão da Construção pode te ajudar. 

Se você busca esse tipo de serviço na sua obra ou na sua reforma, fale com a gente!

 

 

 

 

 

Leias Mais

Tendências de interiores para 2022

 

Com a pandemia, nossas casas se tornaram a principal engrenagem de nossas vidas. Ambiente de trabalho, descanso e socialização; agora cada canto e cada objeto carrega um ‘quê’ de propósito (conforto ou estético).

Nos designs de interiores, isso também foi impactante. Tendências que reinavam absolutas estão sendo deixadas de lado, como o minimalismo branco. Conheça as novas tendências que emergem nesse ano:

 

  • Tons de Marrom

Marrom chocolate, camelo ou caramelo os últimos anos foram adoçados por muuuitas cores. Hora de uma limpeza nessa paleta.

 

 

  • Mistura de Estilos e Materiais

O desejo por coisas únicas levou o design até a mistura de materiais e estilos. Color blocking e aço se misturam até mesmo com madeira e tons claros.

 

  • Superfícies e objetos inspirados pela natureza

Ficando mais tempo dentro de casa do que nunca, a valorização da natureza nunca foi tanta. Aqui, o foco é em materiais como cerâmicas, couro, mármore e terracota.

Leias Mais

Tendências para a construção civil em 2022

Em 2021, os efeitos da pandemia da COVID-19 continuaram afetando vários setores de forma negativa, mas o mercado de construção civil manteve boas perspectivas e estabeleceu várias tendências para 2022 nesse novo cenário.

1. Materiais sustentáveis e adaptações ecológicas

Construção sustentável, o futuro passa por aqui

A incorporação de princípios sustentáveis está em alta em diversos setores e a construção civil não ficou de fora. Uma das principais tendências para 2022 está na proteção do meio ambiente, a prática de sustentabilidade e aplicação de novas tecnologias, como tijolos ecológicos, cisternas para coleta e armazenamento de águas pluviais, telhados verdes como solução termoacústica, claraboias para iluminação e jardins verticais para regular a temperatura interna.

Outra forte tendência para a construção civil em 2022 é o reaproveitamento de materiais, como a reutilização de pisos e ladrilhos, pallets, reuso de móveis antigos e uso de madeira de demolição. Tudo isso contribui com um planeta mais sustentável.

2. Energia renovável

Conheça os tipos de energia renovável para casas - WEG - Blog Tomadas & Interruptores

Energia está totalmente ligada com economia. A energia renovável pode ser abordada desde as medidas mais simples, como a priorização de luz e ventilação natural, até as mais complexas e personalizadas, como a instalação de placas fotovoltaicas e o uso de recursos renováveis. A iluminação natural ainda tem uma motivação extra: é um grande atrativo para os futuros moradores e valoriza o imóvel.

3. Tecnologia e inovação

Planta de Casa Online → Veja Como Desenhar Planta de Casa Online

A tecnologia e inovação na construção civil pode otimizar processos diversos, de gestão de alvarás e licenças até as operações que dependem de documentos. Alguns tipos de tecnologia que já estão no mercado e são tendência para 2022 são:

  • o uso de drones para mapeamento de grandes áreas e longas distâncias de maneira rápida e com informações relevantes para o empreendimento em questão;
  • a realidade aumentada para uma apresentação eficiente do projeto, facilitando a visualização de investidores e compradores, transformando a experiência de ver um desenho técnico pré-construção mais tangível. Atualmente tem se usado muito o BIM, uma tecnologia que tende a trazer sinergia em modelagem de projetos e utilização de realidade virtual e aumentada. Em 2022 será ainda mais comum a substituição de projetos em papel para tablets e smartphones.
  • o uso de aplicativos móveis facilitou a comunicação remota e o acesso ao local de trabalho sem a necessidade de deslocamento, incluindo inspeções visuais em tempo real, apresentação de projetos e inspeção de alvarás e licenças por meio de uma plataforma única e online.

4. Construção modular

CINCO VANTAGENS DA CONSTRUÇÃO MODULAR

A construção modular é uma das tendências para a construção civil em 2022 e consiste na produção de módulos individuais em fábricas especializadas. O processo é realizado em etapas, otimizando o trabalho. Ela deve ser planejada desde a concepção do projeto para que sejam usadas medidas exatas com o objetivo de ganhar produtividade. A ideia de produzir kits fora do canteiro, chamada construção offsite, é otimizar a instalação e o canteiro de obras.

A Campeão da Construção está sempre a frente das tendências do mercado. Faça-nos uma visita e tenha o melhor no seu projeto!

 

Contato: 

📲 WhatsApp: (61) 9 9865.5152

 

Nossas Lojas:

Unidade Ceilândia

EQNM 3/5 Bloco E Lojas 1 a 5 – Ceilândia Sul (próximo à Administração da Ceilândia)

Unidade SIA

SIA Trecho 2 Lotes 645/720 (em frente aos Correios)

Leias Mais

Lighting design – como a luz pode mudar o seu ambiente

A iluminação bem projetada pode aprimorar todos os aspectos da experiência humana em relação à percepção de um ambiente, seja ela positiva ou negativa. Ela não apenas fornece uma compreensão do espaço, mas afeta sentidos, emoções, saúde e bem-estar.

Isso porque a luz é uma ferramenta poderosa, que pode aprimorar os ambientes construídos por meio de seu uso cuidadoso e da interação com formas, superfícies, texturas, cores e, mais importante, pessoas.

Um esquema bem-sucedido é capaz de melhorar ou reinterpretar um espaço e pode apoiar os valores de uma marca, proporcionar sensações específicas e ditar até mesmo o ritmo de um ambiente.

Mesmo os espaços mais monótonos podem ser melhorados com um esquema de iluminação bem projetado. Mas, para além das suas funções, o que é, de fato, o lighting design?

O que é lighting design?

Mais do que arte: o lighting design também é tecnologia (Foto: Needpix)

Mais do que arte: o lighting design também é tecnologia.

Na prática, o lighting design integra artes, ciências e negócios para que a implementação de um projeto de iluminação vá além das preocupações com o visual e provoque mudanças de comportamento.

Há alguns aspectos importantes que devem ser consideradas no desenvolvimento de um projeto de lighting design.

A luz é um meio tecnicamente difícil de ser explorado. Além disso, exige o domínio de conceitos específicos que estão em constante evolução.

LUZ NATURAL E LIGHTING DESIGN

A luz natural oferece as melhores oportunidades para o lighting design. Basta saber aproveitá-las (Foto: Pixabay)

A luz natural oferece as melhores oportunidades para o lighting design. Basta saber aproveitá-las.

Quando se trata de lighting design, todos os desafios surgem a partir da luz do dia, por conta de sua intensidade e da maneira como as pessoas experimentam suas variações.

Ao considerarmos os momentos do nascer e do pôr do sol, observamos que a forma como as cores que a luz natural cria segundo a elevação do sol no céu e sua posição podem desempenhar um papel importante na maneira como as pessoas se comportam.

Essas percepções influenciam as decisões dos lighting designers, que podem aproveitar cores mais frias para simular o início do dia e gerar um comportamento mais disposto ou usar luzes mais quentes ao final do dia e emular o conforto que esse momento, naturalmente, proporciona.

O design de iluminação pode ser feito com luzes artificiais. No entanto, as luzes naturais são as que mais encantam arquitetos e clientes (Foto: Debaixo do Bloco Arquitetura)

O design de iluminação pode ser feito com luzes artificiais. No entanto, as luzes naturais são as que mais encantam arquitetos e clientes.

Os designers devem compreender os processos complexos que são desencadeados em nosso comportamento a partir da iluminação e ambientação de cada espaço, incluindo a expectativa que cada cliente pode ter.

O primeiro passo é, portanto, entender quais são elas e, a partir disso, estudar a forma como a luz natural se comporta em cada um dos seus projetos.

Assim, o lighting design não se refere apenas ao ambiente construído, mas também às emoções que ele pode proporcionar e ao comportamento que dele deriva.

O que é necessário para aplicar o lighting design?

Mais do que apenas projetar, aplicar o ligthing design é arte, ciência e tecnologia. Veja só:

A ARTE DO LIGHTING DESIGN

O lighting design envolve processos criteriosos de análise do espaço no qual será elaborado o projeto, sobretudo da luz natural.

Como a luz varia conforme as estações do ano — em termos de posição do sol, tempo de iluminação e calor ou frieza —, somente quando temos uma visão clara de uma construção ou um cômodo é que podemos considerar as técnicas ideais para que não haja qualquer conflito entre o que existe e o projeto de lighting design.

Assim, o lighting design funciona como a escolha de cores para formar a paleta de um projeto: há, sempre, a dominante, que é a luz natural, e as secundárias, que são as técnicas de iluminação ali aplicadas.

LIGHTING DESIGN É CIÊNCIA

É essencial compreender como a luz funciona e reage a diferentes superfícies e materiais para elaborar um bom projeto de lighting design.

Um designer de iluminação não só deve dominá-la, como precisa compreender as características técnicas associadas às luzes natural e artificial.

É necessário encontrar o equilíbrio entre luz natural e artificial (Foto: Tânia Bertolucci de Souza)

É necessário encontrar o equilíbrio entre luz natural e artificial.

É esse conhecimento que ajuda a definir uma solução de lighting design, que perpassa não só o campo da arquitetura e as tecnologias aplicadas, mas alcança, por fim, o usuário do espaço, suas motivações e seus sentimentos.

A TECNOLOGIA APLICADA AO LIGHTING DESIGN

A luz artificial progrediu significativamente na última década, especialmente com a produção em massa e os desenvolvimentos tecnológicos dos diodos emissores de luz (LEDs).

É claro que os LEDs chegaram para ficar, mas ainda existem vários outros tipos de lâmpadas disponíveis, que podem se adaptar melhor a um projeto.

Manter-se atualizado sobre esses desenvolvimentos se torna uma necessidade, pois permite ao projetista de iluminação obter o efeito desejado usando a solução mais eficiente e econômica disponível.

Em resumo, o lighting design pode mudar completamente um ambiente e a relação que construímos com ele. Por isso, os projetos de iluminação atrelados à estética devem ser prioridades no momento de pensar o que pretendemos que o frequentador de um espaço sinta.

Agora que você conheceu o lighting design, que tal marcar sua consulta com um dos nossos designers e dar mais vida para a sua casa?

Contato: 

📲 WhatsApp: (61) 9 9865.5152

 

Nossas Lojas:

Unidade Ceilândia

EQNM 3/5 Bloco E Lojas 1 a 5 – Ceilândia Sul (próximo à Administração da Ceilândia)

Unidade SIA

SIA Trecho 2 Lotes 645/720 (em frente aos Correios)

Leias Mais
icon email mobile
icon mobile telefone