Blog

TIPOS DE ARGAMASSA

Segundo a Norma Brasileira NBR 13529 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a argamassa é “um composto homogêneo de agregado(s) miúdo, aglomerante(s) inorgânico e água, contendo ou não aditivo ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento”. Muito difícil? Resumindo podemos dizer que a argamassa é a mistura de cimento, areia, cal e água e tem como principal função de cola para unir os materiais da sua construção.

É importante entender que para cada aplicação é necessário um tipo específico de argamassa. O que muda, basicamente, são os aditivos que tornam a consistência da massa diferente ou as características impermeabilizantes da argamassa.

Então vamos lá! As principais funções da argamassa são:

Argamassa para assentamento: utilizada para juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria. É aplicada com colher de pedreiro ou bisnagas.

Argamassa de impermeabilização: protege paredes e tetos, impermeabilizando-os.

Argamassa para revestimento: aplicada por cima de superfícies recém-construídas, como paredes e/ou tetos. Aqui a argamassa tem a função de cobrir, proteger e nivelar a estrutura. Nesta etapa são necessárias de 2 a 3 camadas, que cumprem papéis diferentes:

  1. A primeira camada é a base de todo o revestimento e é mais conhecida como chapisco. Esse é o nível mais básico da argamassa para revestimento, que evita que as demais camadas descolem.
  2. A segunda é chamada de emboço, que regulariza, preenche buracos, nivela ou adiciona relevo à superfície.
  3. A terceira é considerada opcional, mas dá um diferencial estético ao seu projeto, é o popular reboco.

Considerando os seus usos, temos atualmente no mercado:

AC-1: Utilizada em projetos de interiores, com exceção das aplicações em saunas, estufas e superfícies com acabamento diferenciado.

AC-2: Usadas em projetos externos, com características de aderência resistentes a chuva, vento e cargas.

AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento. Recomendada para utilização em fachadas, saunas, piscinas e espaços do gênero que não recebam insolação direta.

E quais são as recomendações?

Para assentamento de porcelanato: para peças de até 60×60 cm, o recomendado é optar por argamassa branca (AC2). Porcelanatos maiores podem contar com argamassas mais resistentes como a AC3, com o cuidado de evitar espaços pintados, encerados e úmidos, que diminuem a aderência. É preciso tirar o excesso da argamassa antes do rejuntamento.

Para assentamento de cerâmicas: aceitam todos os tipos de argamassas AC1, AC2 e AC3, nas cores cinza ou branca, é necessário ficar atento ao local da aplicação.

Aqui no Campeão da Construção você encontra todos os tipos de argamassa. Vale lembrar que o ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional acompanhando a sua obra.

Texto escrito pela nossa Designer de Interiores Sara Aires.

Leias Mais

PISO EXTRA

Escolher o revestimento ideal para uma casa ou apartamento é uma tarefa difícil. Hoje o mercado conta uma grande variedade de tipos. Existem cores e materiais diferentes e a escolha depende do gosto e da necessidade do cliente. Dentre as várias opções, uma opção, temos o Piso Extra que possui um custo-benefício bem interessante.

O Piso Extra é o produto classificado com o padrão de qualidade A. Ele atende a todos requisitos de qualidade de seu fabricante e como critério as empresas podem comercializar esse item de forma que tenha no máximo 5% de peças defeituosas.

 

Projetos realizados pelo nosso Designers de Interiores Ítalo Moreira.

As indústrias tem padrões de qualidade pré-determinadas para cada modelo de piso ou revestimento. Apesar de todo o processo ser automatizado, todo produto fabricado que foge do padrão de qualidade determinado A ou Extra automaticamente se torna produto Tipo C ou Comercial. É importante levar em consideração que para o Piso Extra a garantia é total, desde que sejam respeitados os procedimentos de assentamento. Já o Piso Comercial não possui garantia.

São detalhes como este que devem ser levados em consideração antes da compra. Portanto, na hora de escolher o piso e/ou o revestimento para sua casa, busque informações sobre o produto que pretende adquirir, assegurando sua qualidade e garantindo durabilidade e segurança para sua obra.

Precisa de ajuda para escolher o piso e revestimento para sua casa? Agende seu horário com nossos Designers de Interiores e faça seu projeto de paginação de pisos e revestimentos grátis*.

 

*Na compra dos produtos aqui na Campeão.

Leias Mais

TINTAS MANIPULADAS

Uma das grandes dúvidas de quem está construindo ou reformando é a escolha das cores das tintas a serem usadas. Isso acontece devido a grande variedade oferecida pelas marcas, expostas em extensos catálogos coloridos, levando o cliente do encantamento ao questionamento do que ficaria melhor em seu projeto. Esta variedade de tons e acabamentos cresceu muito nos últimos anos, principalmente depois da implantação do sistema Selfcolor.

Cartela de cores disponíveis – SelfColor Suvinil

O sistema Selfcolor trata-se de uma máquina tintométrica que manipula as tintas na própria loja, na hora da compra, e oferece ao cliente uma grande variedade de cores fora das paletas prontas vindas das fábricas, ampliando as possibilidades de escolha.

Vale ressaltar que as tintas manipuladas oferecem a mesma qualidade das tintas prontas, apresentando a mesma consistência, o mesmo rendimento e a mesma pigmentação, pois ambas possuem a mesma formulação e desempenho. As tintas manipuladas também possibilitam a escolha dos diversos acabamentos disponíveis nos produtos prontos de fábrica, como o semi brilho, o acetinado e o fosco.

Tinta Bombom de Licor (Suvinil)

Na hora de escolher a tinta ideal para sua casa, lembre-se que as possibilidades são inúmeras e que você pode deixar seu projeto ainda mais personalizado com as opções de cores manipuladas. Aqui na Campeão, além do sistema “SelfColor” você conta com nossa equipe de designers de interiores que pode te orientar na melhor escolha para seu projeto.

Leias Mais

NOVIDADES EM PISOS E REVESTIMENTOS

Entre os dias 12 e 15 de março, São Paulo recebeu a maior feira de acabamentos da América Latina, a Expo Revestir, e a Campeão conferiu as últimas novidades em louças e metais, cerâmicas e porcelanatos e outros revestimentos.

Na categoria pisos e revestimentos, as peças que remetem ao natural vem ganhando destaque nos últimos três anos, e dessa vez ganharam mais texturas e estamparias, tornando-os ainda mais semelhantes a pedras, madeiras, mármores e aço.

Como exemplo, o Revestimento Frame Taco, da Eliane. Muito indicado para criar destaque e pode ser utilizado de forma elegante em uma parede na sala de estar ou tv, em uma cabeceira de cama e na fachada de imóveis.

Não podemos deixar de fora os queridinhos do momento, os revestimentos, com efeito, 3D. A Embramaco lançou uma linha de revestimentos cerâmicos retificadas, com efeito, 3D e com estamparias modernas e atuais. Temos uma área de lazer muito charmosa com o revestimento Broadway Prisma desta linha.

Os porcelanatos grandes formatos vieram para ficar e pode ser utilizado em praticamente todos os ambientes, incluindo banheiros, desmitificando a crença que ambientes pequenos necessitam de pisos menores, basta levar em consideração a paginação e analisar o recorte das peças.

Abaixo temos dois ambientes diferentes com o porcelanato Gran Siena Crema Lux, 62x120cm:

  

Porcelanatos marmorizados com cores fortes como marrom, cinza e preto também serão muito vistos. O projeto abaixo apresenta o porcelanato Antique Brow, 90,5×90,5cm, no chão e marcando a área da coifa.

Gostaram dos projetos? Você pode ter o seu, é só agendar um horário com nossos Designers de Interiores, na Sala de Projetos.

Texto e projeto elaborado pela Designer de Interiores Thaísa Alves.

Leias Mais

EXPO REVESTIR 2019

Pisos e revestimentos estão presentes no nosso dia a dia em diversos ambientes e construções. Sejam eles de função interna ou externa, com caráter funcional ou estético, lá estão eles, completando e embelezando os mais diferentes lugares.

Nossa equipe de designer de interiores esteve na Expo Revestir 2019 – um dos maiores eventos de Arquitetura e Construção e conferiram as novidades no setor. Uma das maiores tendências para 2019, sem dúvida, são as cores: verde, azul, amarelo, terra cota e rosê, que estarão presentes em muitos projetos em diferentes locais.

Projeto criado pelo Design Ítalo Moreira, utilizando o revestimento Patch Brasília Solar BR 29x29cm (Eliane).

Projeto criado pela nossa Designer de Interiores Thaísa, utilizando o revestimento Broadway Prisma AC 62x120cm (Embramaco).

 

Peças que remetem ao natural, que já vinham em alta em 2017 e 2018, continuam e ganham novas estampas marcadas e com relevos, o que as deixam mais parecidas com pedras, madeiras e mármores.

Projeto criado pela nossa Designer de Interiores Sara.

Esses lançamentos são apenas pequenas amostras do que ainda vem por aí.

Fique ligado nos nossos projetos e nas próximas dicas do nosso blog.

Leias Mais

ILUMINAÇÃO ESTILO INDUSTRIAL

A iluminação com estilo industrial é uma tendência que vem se consolidando no mundo do design e está presente em projetos residenciais e comerciais de forma expressiva e é considerado um fator determinante para o estilo, pois proporciona um ambiente despojado e confortável.

Uma das vantagens de optar por este tipo de iluminação é que, além das peças lindas, você não precisará ter grandes gastos e nem dores de cabeça com obra. A maioria das peças disponíveis no mercado são modelos de sobrepor e/ou pendentes, que tem como parte do conceito deixar suas instalações aparentes.

Dentre as opções existentes as mais recorrentes são os pendentes, os trilhos, as luminárias de piso e as luminárias decorativas (como letras de neon).

Faça-nos uma visita e confira a opção que mais combina com seu ambiente!

Texto escrito por Ítalo Moreira.

Leias Mais

ESTILO INDUSTRIAL EM BANHEIROS E LAVABOS

O estilo industrial é uma das tendências que vem conquistando cada vez mais espaço em residencias. Bastante utilizado em lofts, salas e cozinhas, este estilo também pode se estender para banheiros e lavabos, trazendo o charme do estilo, de origem Nova Iorquina, para toda a casa.

Algumas características que definem bem o estilo industrial são os materiais mais rústicos, aparentes e naturais como as tubulações expostas, louças e metais não convencionais, além da iluminação industrial.

Projeto elaborado pelo Designer de Interiores Ítalo.

Os materiais podem variar entre o uso do concreto aparente, de tijolinhos e da madeira. A tubulação exposta, além de todo charme, é a solução para possíveis mudanças no layout do banheiro. As louças e metais em tons escuros, cobres ou envelhecidos fazem uma boa composição com os elementos do estilo. Pendentes industriais, lâmpadas de filamentos e trilhos são ótimas escolhas para a iluminação.

Projeto executado pela nossa Designer de Interiores Laise.

A composição do estilo industrial é marcada pelo rústico e o aparente, porém sem deixar de ser elegante e minimalista o que resulta em ambientes bem sofisticados.

Se você gostou dessa dica e tem interesse de saber mais sobre o estilo ou mesmo transformar um banheiro da sua casa, procure nossa equipe de Designers de Interiores.

Leias Mais

TENDÊNCIA DE CORES PARA 2019

O ano começou com muitas novidades no ramo de decoração e promete ser um ano cheio de cor. Aqui na Campeão, estamos ligados nos lançamentos e hoje você confere as tendências de cores para 2019.

O Pantone Color Institute, nos Estados Unidos (responsável pela conhecida “Cor do Ano”) bateu o martelo e elegeu a cor é a Living Coral como a cor de 2019. Cor alegre que inspira o otimismo e a criatividade, trazendo para o ambiente descontração e energia.

Uma cor vibrante e cheia de vida consegue dar um Up em qualquer ambiente.

Projeto elaborado pelos nossos Designers de Interiores Thaíssa e Ítalo.

Mas outras cores estarão presentes na decoração e traz opções para quem não curtiu, dá uma olhada nas tendências:

Bordô – pode até ser que o vermelho signifique paixão, mas o bordô também é muito apaixonante e intenso. Ele deixa o visual elegante, requintado e muito sofisticado.

Projeto elaborado pelos nossos Designers de Interiores Thaíssa e Ítalo.

Verde Azulado – essa cor carrega sobriedade, mas por remeter os elementos ligados à natureza, torna-se leve e se encaixa de maneira graciosa nas áreas internas da casa. A tranquilidade vem por conta do azulado que misturado ao verde ameniza o tom e traz sensação de paz.

Projeto elaborado pelos nossos Designers de Interiores Thaíssa e Ítalo.

Cinza – mais que um tom sóbrio, o cinza também é neutro e acaba indo bem com tudo. Ele já vem resistindo a várias temporadas e continua na moda. Faz tempo que esta cor deixou de ser considerada triste e depressiva, longe disso. Atualmente com seus novíssimos fundos, que tendem para tons mais quentes, é uma escolha super indicada para deixar ambientes mais acolhedores.

Quentão – a Suvinil aposta na cor Quentão para 2019. Quentão é um tom dourado que, segundo a empresa, consegue ser nostálgica e moderna ao mesmo tempo, uma cor aconchegante, sóbria e elegante, dependendo da maneira como é ambientada. É um tom terroso, mais fechado que o mostarda.

Imagem disponibilizada no site da marca.

Creme Brulée – a marca Coral está apostando na cor Creme Brulée para 2019. Trata-se de um tom quente de caramelo, que pode ser tanto relaxante como revitalizante, dependendo da luz e das cores ao redor, um tom neutro quente com as nuances amareladas do caramelo, que reflete um clima de positividade.

Projeto elaborado pelos nossos Designers de Interiores Thaíssa e Ítalo.

A cor pode alterar radicalmente qualquer espaço dentro de uma casa. As possibilidades disponíveis nas tintas modernas são quase ilimitadas e casas tradicionais ou modernas podem ser transformadas pelo uso inteligente das cores.

Gostou das dicas? Aqui você encontra uma equipe especializada para te orientar na escolha das cores para sua casa. Entre em contato com a sala de projetos e agende seu horário.

Leias Mais

AMBIENTES MONOCROMÁTICOS

Você é daqueles que sonham com um banheiro todo bem branquinho? Ou é daqueles mais ousados e quer uma cozinha com revestimentos, armários e bancada escuros? Bom, fique tranquilo, aqui temos algumas dicas para não errar na escolha do seu ambiente. Os ambientes monocromáticos* são um clássico da decoração, funcionam muito bem e dificilmente passam do ponto.

Projeto criado pela Designer de Interiores Laise.

Para não ficar monótono, o segredo é apostar em nuances com pouca variação, brincar com as texturas e investir na iluminação. Dessa forma o seu ambiente vai ficar sofisticado e envolvente.

Projeto realizado pela Designer de Interiores Laise.

Nesses casos, a personalidade de cada cliente determina o que vai ser usado no projeto. Por exemplo, uma sala pode ter paredes, sofá e tapete azuis, desde que o equilíbrio seja mantido e que ressalte a personalidade do dono. Aqui vai uma dica: se for apostar em cores mais arrojadas* o ideal é utilizar em ambiente de circulação, como halls, lavabos etc., pois não são espaços de permanência e permitem um visual mais inusitado.

Surpreenda-se com o poder das cores! Para isso, conte sempre com a orientação de um profissional especializado.

Gostou da dica de hoje? Continue acompanhando o nosso blog e visite a loja para não perder nenhuma novidade.

*Monocromático: que apresenta uma só cor; monocolor.

*Arrojada: audacioso, em que há ou expressa audácia; cujas características são modernas ou inovadoras: decoração arrojada.

Texto por Sara Aires.

Leias Mais

PORCELANATOS AMADEIRADOS E SUA VERSATILIDADE

Hoje em dia, encontramos porcelanatos de diversas opções de cores, texturas e formatos no mercado. Dentre esta infinidade de itens, temos o porcelanato amadeirado. A tecnologia os tornou semelhantes a madeiras naturais com veios e texturas que confundem o olhar.

Os porcelanatos que remetem a madeira trazem elegância e afetividade, característica que está em alta, ao ambiente. Além de permitir a criação de diferentes possibilidades e inúmeras paginações*.

As áreas externas, como churrasqueiras e piscinas, ficam incríveis com as texturas amadeiras. Os ambientes internos ganham um ar sofisticado e rústico, dependendo da composição escolhida. Por exemplo, uma composição de porcelanato amadeirado com revestimentos texturizados traz contemporaneidade e aconchego ao ambiente, dando ao ambiente um ar intimista e descontraído.

Projeto realizado pela nossa Designer de Interiores Laise.

Se combinarmos o amadeirado com o marmorizado o resultado será um ambiente clássico e sofisticado. Se o porcelanato amadeirado for combinado com o cimento queimado temos um ambiente moderno e descontraído e se utilizado em conjunto com ladrilhos coloridos é possível criar um ambiente rústico e aconchegante.

Então, se optar por utilizar um porcelanato amadeirado é só escolher o seu estilo e usá-los sem medo. Seu ambiente com certeza ficará um charme.

Consulte sempre um profissional especializado.

*Paginação é técnica que estabelece como vai ser o padrão ou o desenho do piso e, a partir daí, definir como será a instalação e o assentamento.

Leias Mais