Escolher as cores certas para as paredes da sua casa, seja em reforma ou construção, pode parecer simples, mas pensar em toda harmonização do ambiente pode tornar esta tarefa um pouco mais complexa, isso porque existem muitos fatores que influenciam nesta decisão.

Inicialmente, se for uma reforma deve se levar em consideração todos os fatores ali contidos como o piso, o acabamento, a iluminação, os tecidos e estofados, o tom dos móveis e os objetos de decoração. Já em uma obra em fase de acabamento é possível pensar de forma mais harmônica todo o conjunto, levando em consideração o tipo de piso e a iluminação que será utilizada, além de entender a sensação que o ambiente deve passar. Cores quentes, como amarelos, laranjas e tons terrosos, trazem a sensação de conforto e aconchego, enquanto as cores frias, tons de azul, roxo e cinza, trazem a sensação de calma e tranquilidade. Após todas estas análises, deve-se levar em consideração ainda o tipo da tinta a ser escolhido (acrílica, PVA, óleo, esmalte, verniz, etc.); e seu acabamento (fosco, acetinado, brilho e semibrilho).

Portanto, antes de tomar qualquer decisão relacionada às cores das tintas para sua obra, tire um tempo para tentar entender todas as necessidades do seu projeto. Hoje, existem muitos aplicativos que auxiliam nessa escolha, ofertando paletas de cores completas além de simuladores de aplicação das cores nas paredes.

E claro, você pode contar com nossa equipe de Designers de Interiores para te auxiliar com a escolha.

 

Texto escrito pelo nosso designer Ítalo Moreira.