Será que você entende todas as necessidades estruturais de uma obra? Bom, se você chegou até aqui fique bem informado sobre alguns tipos de fundações em obras.

Importância dos tipos de fundações em obras

As fundações são partes de grande relevância, já que são elas que garantem a estabilidade da edificação.

Essas fundações receberão diversas cargas, e por isso, entender como funciona e quais benefícios trazem cada tipo de fundação, se torna interessante para quem vai construir ou ainda para quem está reformando ou construindo.

O que interfere na escolha do tipo de fundação?

  • Estudo do solo: perfil e características
  • Topografia da região: descrição exata dos pormenores do terreno como região, geografia e topologia.

Quais são os tipos de fundações existentes:

  • Fundações rasas.
  • Fundações fundas.

Explicações das fundações rasas

Normalmente, uma fundação rasa é aquela que é mais larga do que profunda. As fundações rasas também podem ser chamadas de fundações abertas, diretas ou ainda superficiais.

Por razões óbvias, as fundações rasas são as mais econômicas. Elas não requerem muito na escavação do solo ou na perfuração da terra, e por isso, são as mais comuns. São úteis quando o edifício não é excessivamente difícil ou pesado e quando o solo pode suportar uma quantidade significativa de peso em uma profundidade rasa.

Fundação rasa tipo sapata isolada

Nesse tipo de base, o formato presente será retangular ou quadrado. O topo por sua vez, pode ser reto, ou também pode ser em forma de pirâmide. Nesse tipo em especial, a distribuição do peso é melhor e se dá pelas colunas. Sendo ideal para solos resistentes e mais firmes.

Fundação sapata corrida

Na fundação sapatada corrida a distribuição da carga é linear. Assim, são colocadas estruturas de concreto que são armadas e distribuídas abaixo das paredes. Essa fundação é indicada para piscinas, muros, reservatórios e pequenos vãos.

Fundação tipo radier

A fundação tipo radier é indicada para aqueles solos que são de baixa resistência. A estrutura se parece com uma espécie de laje de concreto (pretendido ou armado), que fica em contato com o solo. Fica abaixo da construção da obra, o que faz com que a carga seja distribuída uniformemente.

Fundação de viga baldrame

É um tipo de estrutura feito com viga e que geralmente é combinada a sapatas isoladas. Proporciona melhor distribuição do peso para o solo. As vigas ficam na parte debaixo do nível do solo e percorrem todos os cumprimentos das paredes, se conectando as sapatas.

Explicação das fundações fundas

São necessárias fundações profundas ao construir estruturas sobre areia e demais solos mais macios. Esse tipo de fundação é conhecido como indireta também, e exige uso de equipamentos. Alguns tipos de construções que necessitam dessas fundações são:

  • Pontes, píeres, barragens, alicerces debaixo d’água.

É aqui que fundações profundas se tornam essenciais para a construção de grandes estruturas.

Fundações profundas com estacas

Se trata de uma estrutura comprida, extensa, no entanto, menor nas regiões transversais. Esse tipo de fundação pode ser feito dos seguintes materiais:

  • Madeira
  • Aço
  • Concreto

Fundações profundas com tubulações

São feitas de cilindros sob ar comprimido ou por meio de céu aberto. Podendo serem escolhidas bases estreitas ou mais alargadas. Pode conter revestimento de aço ou concreto.  Nesse caso, os operários terão de descer para realizar o serviço de tubulação.

Fundações profundas com caixões ou caixas

Será necessário para este tipo, realizar uma escavação interna, podendo utilizar ar comprimido. As caixas ou caixões deverão ter a capacidade de bombear água. Frequentemente são usados nesses casos, por perfuradores de petróleo offshore para recircular água contaminada. Usados mais em obras marinhas.

Pode ser utilizada uma caixa oca de concreto com fundo e laterais que será submersa e, posteriormente, preenchida com concreto.

Portanto, somente conversando com um especialista em engenharia civil, será possível saber qual a melhor fundação de acordo com tamanhos, localização e desafios geotécnicos. A decisão de construir fundações rasas ou profundas terá de ser estudada pelo profissional capacitado da área.

Viu como são muitos tipos de fundações e como é importante você está bem informado quanto a sua obra ou construção?

Nós do Campeão da Construção queremos te manter informado sobre este e outros temas importantes para sua construção, então não deixe de nos acompanhar em nosso blog e redes sociais.

E se precisar de ajuda na compra dos materiais para a sua obra, somos especialistas do material básico ao acabamento! Faça-nos uma visitar!