Você sabe a diferença entre ilha e península? Neste post vamos entender melhor a diferença entre estas disposições.

No Brasil, a forma mais usada de “bancada” é a península que nada mais é do que bancadas acopladas a parede, sendo muito utilizada para ambientes pequenos, pois otimiza o espaço.

Revestimento utilizado na bancada e na parede: Sintra Maiolica Be e na churrasqueira: Simetria Brick Be.

Já a ilha é uma bancada centralizada no ambiente e requer mais espaço, normalmente é instalada em cozinhas maiores. Essa solução já é comum no exterior, mas nos últimos anos vem se popularizando no Brasil por ter muitas referências na internet e programas de televisão.

Ambas podem apoiar o fogão, a pia, ter bancado ou não, servir apenas com uma plataforma de apoio para o preparo do alimento ou ter compartimentos como prateleiras, nichos ou armários.

Vale ressaltar que para se trabalhar no preparo de alimentos com comodidade, a península ou a ilha não deve ter menos que 60 cm de largura e 90 cm de altura. Por outro lado, se for o objetivo for apenas realizar para refeições rápidas bastam 40 cm de profundidade.

Os materiais mais utilizados são os mármores e granitos por ser mais resistência, porém os porcelanatos tem ganhado espaço no mercado pois apresentam um mix maior de estampas. Temos ainda a madeira que proporciona um ambiente mais aconchegante, mas que precisa de maior cuidado devido à umidade presente no ambiente.

Para ter melhores resultados é importante contar com ajuda de profissionais. Aqui na Campeão, você conta com nossos Designers de Interiores que podem ajudar a escolher e personalizar o seu ambiente.

 

Texto escrito pela Designer de Interiores Laise.