Existem uma infinidade de opções de iluminação de banheiros/ lavabos e diferentes modelos que podem compor a decoração do ambiente. Ao iniciar o projeto de iluminação do seu banheiro ou lavabo, assim como de outras áreas da casa, deve-se considerar a utilização do ambiente em diferentes horários do dia e respeitar a personalidade e estilo do ambiente. Não existem regras que determinam a iluminação ideal, mas é preciso escolher o tipo adequado de lâmpada e luminária mais funcional e adequado ao ambiente.

Projeto de lavabo produzido pela nossa Designer de Interiores Sara Aires.

Separamos aqui uma dica de como utilizar os pendentes neste ambiente. Confira!

Os pendentes funcionam de forma interessante no complemento da iluminação dando ao ambiente mais que um ponto de iluminação. Devem seguir as dimensões do banheiro e respeitar as medidas das bancadas, dessa forma a luz se adequará de forma proporcional e não sobrecarregará a iluminação do local. É preciso ficar atento e planejar de forma eficaz a iluminação desses ambientes para que as atividades diárias, como fazer a barba ou a maquiagem, não sejam prejudicadas.

Nas bancadas, o ideal é utilizar dois pontos de luz um de cada lado, lateralmente evitando projetar a luz por cima, já que isso cria sombras no rosto que atrapalham a utilização do espelho. É importante também, utilizar arandelas difusas com dimensões grandes, com lâmpadas de baixa intensidade.

Caso o objeto seja apenas decorativo e não influenciem diretamente na iluminação do ambiente, utilize pendentes com facho de luz fechado, com destaque sobre a bancada. Os lavabos podem ter uma iluminação mais baixa e por isso funcionam apenas com um pendente.