Terminou alguma reforma no seu ambiente e não sabe o que fazer com toda a bagunça que sobrou? Temos algumas dicas para te ajudar na organização do seu espaço. A limpeza pós-obra é um passo fundamental para deixar o seu ambiente limpo e organizado, como foi planejado para ser.

1 – Use os EPIs necessários.

Parte importante desse processo é utilizar equipamentos de proteção individual, já que você pode lidar com objetos cortantes, pontiagudos e pesados. Portanto, priorize o uso luvas, máscaras e óculos de segurança.

2 – Remova o entulho.

Com a proteção adequada, você pode começar a retirada dos entulhos e resíduos secos, como pedaços de tijolos, restos de cimento, cacos de vidro, ferro e madeira. É importante que o descarte desses materiais seja feito de maneira adequada, então utilize sacos para entulho, porque eles são mais reforçados e não vão rasgar com o peso dos materiais. A coleta do seu bairro não vai recolher esse lixo, então faça o descarte em algum container ou no papa entulho. Você pode conferir a unidade mais próxima à sua obra nesse link.

3 – Limpe as superfícies sempre de cima para baixo.

Depois de remover toda a sujeira grossa, você pode começar a higienizar as superfícies. Faça isso sempre de cima para baixo: teto, janelas, paredes, móveis e por fim o piso. Fazendo isso você evita limpar uma coisa e sujar outra.

4 – Utilize produtos específicos para a sua superfície.

A limpeza do piso é a mais delicada e provavelmente a que você precisa dar mais atenção. Atente-se ao acabamento do seu porcelanato e use o produto específico para ele. Caso o seu piso tenha acabamento polido, você deve ter notado que ele está protegido por uma película e um tipo de cera. Essa proteção precisa ser removida para que ele apresente o seu brilho original, para isso, use um removedor de cera, seguindo as orientações do fabricante. Evite usar produtos abrasivos como água sanitária, esponjas de aço, escovas ou sabão em pó.

Para as outras áreas você pode usar detergente neutro diluído em água. Limpadores multiuso podem te ajudar a higienizar as janelas e móveis com mais facilidade, mas atente-se às orientações no verso da embalagem, já que esses produtos podem acabar manchando determinadas superfícies.

Para facilitar toda a sua limpeza, você pode utilizar esfregões, MOPs e removedores específicos para cada tipo superfície. Todos esses produtos você encontra aqui no Campeão da Construção.

Venha conhecer uma de nossas lojas e comece a planejar hoje mesmo a sua limpeza pós-obra.