Se você gosta de decoração e boa iluminação, saiba que a luminária pendente é um excelente recurso que une o útil e funcional ao agradável.

Então veja os benefícios de usar uma luminária pendente!

  • Traz leveza e decora com elegância e modernidade.

As luminárias pendentes, ao mesmo tempo que trazem modernidade, dão esse “toque” charmoso e requintado ao local, ou seja, sua importância não está apenas como mais um item de iluminação, mas possui a capacidade de tornar o ambiente mais bonito e decorado.

  • Variedade de preços.

Variação de preço é algo que você pode encontrar com esse tipo de luminária, encontrando peças maravilhosas e por preços bem atrativos.

  • Existem lindos modelos em uma diversidade incrível.

Para cada estilo, existe uma infinidade de modelos diferentes. Uns mais industriais, outros mais clássicos e sofisticados, ou mais minimalistas…

Será que a luminária pendente combina em todos os ambientes?

Na verdade, não. Os pendentes servem para deixar a iluminação mais próxima ao ponto que precisa dessa luz. Por ser um tanto quanto decorativo, são mais indicados para mesas de jantar, hall de entrada/recepções, lavabos, varandas, etc

Para se tornar mais funcional, pode facilmente substituir um abajur numa mesa de cabeceira ou ser usado acima de uma escrivaninha no escritório.

Alguns ambientes como sala de tv, pode ser prejudicado pelo fato do pendente ter seu fio mais alongado.

 

Tipos e modelos de luminárias pendentes

Existem alguns tipos mais comuns. Pendentes aramados, com cúpulas abertas ou fechadas e com materiais variados, lustres, etc.

Para usar algum desses, tem de se levar em conta o ambiente em que serão instalados e também o estilo que predomina no local. Exemplo: Lustre combina mais com o estilo clássico acima de uma mesa de jantar.. já os aramados são mais moderninhos e vão super bem acima de uma bancada americana.

E quais são os melhores tamanhos de luzes pendentes?

O ideal e mais indicado é que os pendentes cumpram o seu papel principal: Decoração! Se o ambiente possibilita o uso de uma peça maior, é legal para dar um impacto. Já em alguns locais, apenas o fio com o soquete e a lâmpada já cumprem bem sua função. O interessante é deixar o ambiente decorado, seguindo o estilo proposto, mas sem abrir mão da proporcionalidade.

Exemplos dinâmicos:

  • Se você decidir usar um pendente por cima de uma mesa, ela terá que ser 1/3 do tamanho dessa mesa; Para mesas de jantar, consideramos uma altura de 70cm entre a mesa e o pendente.
  • No caso de cozinhas, bancadas, tamposque são mais compridos, pense em espalhar peças menores de luminárias pendentes. Estas devem ser iguais e ter os mesmos tamanhos, preferencialmente.
  • Se você for colocar esse tipo de luminária sobre mesinhas é preferível que tenham uma altura de diferença entre 30 a 50 cm de distância.
  • Já nos casos de mesas de centro, a distância deve ser entre 150 a 170 cm de altura entre a mesa e a luminária.

E então, viu quantas dicas legais sobre luminária pendente? Conheça uma nossas lojas Campeão da Construção e confira todos os lindos modelos que temos para você deixar sua casa ainda mais linda e aconchegante.