Considerando todas as nossas opções para organização, os famosos ‘Nichos’ estão no topo da lista. Seja para decorar um ambiente, criar uma solução funcional e até mesmo decorativa, eles são sempre usados. Hoje você vai descobrir um pouco mais sobre o uso de nichos no banheiro.

Nas construções e reformas de banheiros mais atuais, além de ótimos para organizar, objetos decorativos e outros itens, também otimizam o espaço interno do box, fazendo com que se tenha um maior espaço livre internamente.

Projeto elaborado pela nossa Designer de Interiores Laise.

Os nichos podem ser definidos como um recuo na parede. Geralmente os que ficam dentro do box são localizados cerca de 1 metro de altura do piso e devem ter aproximadamente 10cm de profundidade, não podem ser muito profundos por conta da espessura da alvenaria. A altura deve ser adaptada conforme produtos que serão armazenados, normalmente 30 cm de altura atende bem. O comprimento do nicho depende do tamanho da parede que você tem para posicioná-lo, ou seja, essa medida pode variar conforme a proporção do ambiente. Caso utilize esse nicho na parte de fora do box para colocar cosméticos ou decoração, o correto é definir anteriormente onde ficarão e pra quê servirão, a partir daí a definição das medidas se tornará mais fácil.

Tratando dos materiais, esse é o momento de soltar a criatividade. Podem ser revestidos de granitos, mármores, pastilhas de vidro, porcelanatos, cerâmicas e muitos outros materiais. A escolha dependerá da proposta do projeto e do gosto e da personalidade do cliente.

Caso opte pela utilização do mármore ou do granito será necessário um investimento financeiro maior, porém os acabamentos de bordas e arestas serão perfeitos. Quando usadas as pastilhas, o profissional deve ter um cuidado redobrado ao assentar cada peça para que não apresente defeitos, como a sobra de rejunte por cima da pastilha. Para os nichos de porcelanatos e cerâmicas, o ideal é que o acabamento seja feito com “meia esquadria”, onde as arestas das peças se juntam e formam uma “quina” o que aparenta que a peça é inteiriça. Porém, se o profissional não trabalhar com esse tipo de acabamento, é possível ainda utilizar cantoneiras de alumínio nas quinas. Sempre há uma solução, por isso consulte sempre um profissional para te auxiliar na escolha.

 

Aqui no Campeão da Construção, contamos com várias opções de revestimentos decorativos. Faça-nos uma visita e consulte um de nossos Designers de Interiores para esclarecer possíveis dúvidas em relação à sua obra*.

*Fazemos seu projeto de paginação de pisos grátis, na compra de produtos na Campeão da Construção.

Texto por Sara Aires.