Muitas pessoas não fazem ideia de quais argamassas precisarão na hora de construir, você sabia por exemplo que são inúmeros tipos de argamassas que possuem finalidades específicas? Veja a seguir mais informações.

O que você verá nesse artigo sobre tipos de argamassas?

  • O que é argamassa?
  • Para que serve a argamassa?
  • E tipos de argamassas.

O que é argamassa?

A argamassa é um tipo de cimento feito de areia, cimento, e em alguns casos, também são adicionados outros aditivos.

Para que serve a argamassa?

A argamassa têm como função unir blocos, servir de revestimento para paredes, assentar pisos e cerâmicas, rejuntar calçadas ou outros produtos, entre outras aplicações.

Tipos de argamassas:

Os tipos mais comuns de argamassas são:

  • Argamassa para assentamento.
  • Argamassa para revestimento.
  • Argamassa colante.
  • Argamassa de rejuntamento.

Cada um desses tipos possui funções especificas. Veja a seguir.

Argamassa para assentamento

Trata-se de um tipo de argamassa com a finalidade de unir estruturas diversas. Existem alguns tipos prontos no mercado, como a estabilizadora, que possui a função de retardar a hidratação do cimento, ajudando a reduzir desperdícios.

Outro tipo de argamassa para assentamento é a polimérica em bisnaga, que permite boa união entre blocos, ajudando na vedação, tendo um rendimento bem interessante e facilitando a rapidez no assentamento dos blocos.

Argamassa para revestimento

O tipo de argamassa para revestimento tem a função de cobrir estruturas, dar rugosidade ou ainda corrigir defeitos. Para essa argamassa pode ser feito o chapisco em paredes para melhorar a aderência na alvenaria.

Um outro tipo é a argamassa para reboco, que tem a finalidade de corrigir as imperfeições e é mais consistente, o que permite trazer melhores resultados para o visual da parede.

Argamassa colante

A argamassa colante é feita de cimento Portland, mais polímeros que permitem adesividade. É importante para este tipo de argamassa, sempre verificar as especificações dos fabricantes.

Ela é ideal para assentamentos de pedras, de porcelanatos, de cerâmicas, entre outros materiais. Possui alta aderência e excelente capacidade de reter água.

Existe uma infinidade de tipos destinados ao assentamento de porcelanatos, cerâmicas e etc. exemplos: AC I, AC II, AC III, interno, externo, para porcelanato, piso sobre piso e etc.

Argamassa de rejuntamento

As argamassas de rejuntamento servem para preenchimentos, sejam de peças ou de vãos e brechas. Possui pigmentação diversa e traz melhor acabamento. É justamente a argamassa de rejuntamento que vai servir para cobrir os espaços entre cerâmicas/porcelanatos.

Ela pode ser comprada pronta, sendo necessário em algumas marcas, apenas a adição de pouca água.

Agora, se precisar de mais dicas ou de ajuda em sua construção ou reforma, converse com um de nossos especialistas, pois ficaremos muito felizes em te atender.

Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Conheça também nossos outros artigos!