Blog

|

TIPOS DE ARGAMASSA

Segundo a Norma Brasileira NBR 13529 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a argamassa é “um composto homogêneo de agregado(s) miúdo, aglomerante(s) inorgânico e água, contendo ou não aditivo ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento”. Muito difícil? Resumindo podemos dizer que a argamassa é a mistura de cimento, areia, cal e água e tem como principal função de cola para unir os materiais da sua construção.

É importante entender que para cada aplicação é necessário um tipo específico de argamassa. O que muda, basicamente, são os aditivos que tornam a consistência da massa diferente ou as características impermeabilizantes da argamassa.

Então vamos lá! As principais funções da argamassa são:

Argamassa para assentamento: utilizada para juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria. É aplicada com colher de pedreiro ou bisnagas.

Argamassa de impermeabilização: protege paredes e tetos, impermeabilizando-os.

Argamassa para revestimento: aplicada por cima de superfícies recém-construídas, como paredes e/ou tetos. Aqui a argamassa tem a função de cobrir, proteger e nivelar a estrutura. Nesta etapa são necessárias de 2 a 3 camadas, que cumprem papéis diferentes:

  1. A primeira camada é a base de todo o revestimento e é mais conhecida como chapisco. Esse é o nível mais básico da argamassa para revestimento, que evita que as demais camadas descolem.
  2. A segunda é chamada de emboço, que regulariza, preenche buracos, nivela ou adiciona relevo à superfície.
  3. A terceira é considerada opcional, mas dá um diferencial estético ao seu projeto, é o popular reboco.

Considerando os seus usos, temos atualmente no mercado:

AC-1: Utilizada em projetos de interiores, com exceção das aplicações em saunas, estufas e superfícies com acabamento diferenciado.

AC-2: Usadas em projetos externos, com características de aderência resistentes a chuva, vento e cargas.

AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento. Recomendada para utilização em fachadas, saunas, piscinas e espaços do gênero que não recebam insolação direta.

E quais são as recomendações?

Para assentamento de porcelanato: para peças de até 60×60 cm, o recomendado é optar por argamassa branca (AC2). Porcelanatos maiores podem contar com argamassas mais resistentes como a AC3, com o cuidado de evitar espaços pintados, encerados e úmidos, que diminuem a aderência. É preciso tirar o excesso da argamassa antes do rejuntamento.

Para assentamento de cerâmicas: aceitam todos os tipos de argamassas AC1, AC2 e AC3, nas cores cinza ou branca, é necessário ficar atento ao local da aplicação.

Aqui no Campeão da Construção você encontra todos os tipos de argamassa. Vale lembrar que o ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional acompanhando a sua obra.

Texto escrito pela nossa Designer de Interiores Sara Aires.

Blog

Fique por dentro do mundo da construção

Unidade Ceilândia

Unidade Sia

Agende uma conversa

Nos conte seu nome, um meio para contato e o melhor horário para falarmos com você