Um jeito simples de mudar o visual e renovar a decoração da sua casa é utilizando tintas. Todos sabem que cores claras oferecem uma sensação de amplitude e espaço, já as cores quentes trazem alegria e energia ao ambiente, além de dar um toque moderno e colorido ao ambiente.

Projeto elaborado pela nossa Designer de Interiores Laise.

Quando consideramos as possibilidades, temos inúmeras opções e fica difícil escolher em apenas uma solução para sua casa. Aqui você vai encontrar algumas dicas de qual tipo de tinta utilizar em seu ambiente.

Tinta Acrílica

É uma tinta de secagem rápida e a base de água, são compostas por resinas acrílicas, que garantem impermeabilidade. As tintas acrílicas são bastante utilizadas em pinturas externas e áreas molhadas como cozinhas e lavabos. Podemos encontrar três tipos de acabamento neste modelo de tinta:

  • Fosco é menos resistente à limpeza, mas ressalta menos as imperfeições da parede.
  • Semibrilho destaca mais as imperfeições da superfície e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca, além de proporcionar um pouco brilho ao ambiente;
  • Acetinado garante um toque mais sofisticado, com brilho suave e mais elegante, porém é preciso que o acabamento esteja perfeito, uma vez que as tintas com toque acetinado ressaltam as imperfeições da superfície.

Super Laváveis

As tintas super laváveis são altamente recomendadas, especialmente para ambientes com crianças ou que possuem grande tráfego de pessoas, pois oferecem alta resistência à limpeza e oferecem um acabamento acetinado. Podem ser utilizadas em ambientes internos e externos.

Inodoras

Sua principal característica é a ausência de cheiro após sua aplicação, pois perdem todo o odor em até 3 horas após o uso. Podem ser utilizadas em ambientes internos e externos e possuem acabamento fosco e acetinado.

Tinta Textura

A textura dá um acabamento rústico ao ambiente e cobre imperfeições e defeitos nas superfícies.  Algumas opções possuem partículas semelhantes à areia e são utilizados como elemento decorativo.

Projeto elaborado pela nossa Designer de Interiores Laise.

Esmalte sintético

O esmalte sintético é especialmente utilizado em superfícies de ferro ou madeira, como portões e portas, devido ao seu acabamento que se assemelha a uma película protetora sobre a superfície.  Por esse motivo não são recomendados para uso em paredes, já que podem provocar o surgimento de bolhas e descascamento. Embora exista a opção fosca, a forma mais utilizada são aqueles com acabamento brilhante.

É importante ressaltar que a maioria dos esmaltes sintéticos é produzida a partir de solventes e apresentam cheiro forte e tempo de secagem maior. Devido ao seu uso específico, o custo é maior do que as demais tintas.

Látex PVA

São produzidas a base de água e geralmente são utilizadas em pintura de paredes internas, como tetos e áreas secas, pois que não necessitam de manutenção periódica. Possuem acabamento fosco, já que sua composição não permite a variação de brilho. Oferece pouca ou nenhuma resistência aos danos do tempo, como os estragos causados pelo sol, e devem ser limpa apenas com pano úmido, devido a baixa resistência a água. A vantagem é a secagem rápida, quase que instantânea, e a ausência de cheiro após a sua aplicação.

Tinta Epóxi

São resistentes e extremamente resistentes a produtos químicos, como os de limpeza. São altamente recomendadas para ambientes com contato direto com água, como piscinas e caixa d’água, pode ser utilizada também como uma ótima solução para ambientes como banheiros, boxes e cozinhas.

Ainda existem outros tipos diferentes de tintas utilizadas como decoração, abaixo uma breve explicação sobre elas:

Tinta Camurça: o efeito aveludado traz uma sensação de aconchego a casa.

Tinta Mármore: seu acabamento se assemelha a grafia das pedras de mármore e trazem um toque de sofisticação ao ambiente.

Tinta Concreto: imitam o acabamento de paredes feitas com cimento queimado.

Tinta Magnética: esta tinta que possui imãs em sua composição, o que torna possível a colagem de imãs ao longo da parede, como se costuma fazer com as portas de geladeira.

Tinta Antimofo: a escolha ideal para quem sofre com alergias a mofo e ácaros.

Tinta Lousa: divirta-se utilizado essa tinta como lousa, aqui é possível escrever e apagar como nos “quadros negros” de uma escola.

E aí gostou? Algumas dicas são imprescindíveis para o bom andamento da sua obra. Por isso, consulte sempre um profissional especializado.